Casamentos

Qual Véu combina mais com Você?

Que menina nunca pegou uma toalha ou lençol e cobriu os cabelos fingindo ser um véu? Essa peça, símbolo do vestuário tradicional das noivas, foi ganhando novos modelos e formatos ao longo dos séculos. Se antigamente o véu era utilizado para proteger a noiva da inveja e dos maus espíritos, além de servir de proteção contra os empecilhos naturais, hoje é considerado adereço que complementa o visual da noiva.

Atualmente existem diversos tipos de véus e mantilhas que atendem a qualquer estilo de noiva, seja ela tradicional, clássica ou moderna. A escolha deste adereço deverá ornar com o modelo do vestido, o horário e local da cerimônia e a personalidade da noiva.

Mas afinal, qual a diferença entre o véu e a mantilha? O véu geralmente é confeccionado com tules e outros tecidos leves, dando movimento à peça. Pode ser curto, médio ou longo, que é a preferência da grande maioria. Já a mantilha, tem origem hispânica e possui significado na tradição que confere à noiva pureza e juventude.

Para te ajudar na escolha, o Guia Sua Festa pontuou os modelos mais comuns de véus e mantilhas.

Véu longo – modelo mais tradicional de véu, geralmente possui de dois a cinco metros. É mais utilizado com vestidos longos em casamentos noturnos e não combina com vestidos com cauda longa.

Véu ponta de dedo – neste modelo, o comprimento é médio, chegando à altura dos dedos das mãos da noiva. É muito versátil e combina com vários estilos de vestidos.

Véu cotovelo – este modelo, de comprimento mediano, fica na altura dos cotovelos da noiva. Neste caso, os penteados podem ser mais elaborados, pois o véu é leve e dá destaque aos cabelos.

Véu ombro – este modelo mais curto combina com vestidos curtos e modernos e cerimônias diurnas e despojadas.

Mantilha – bem parecida com o véu, a mantilha sobre cabelos e ombros. Geralmente esta peça passada de geração para geração, de mãe para filha, e feita em tecido mais pesado, como a renda.

Lembre-se de um ponto importante: não existem regras rígidas sobre o uso de mantilhas ou véus e a escolha é absolutamente pessoal, estando em harmonia com o visual da noiva. A mantilha é uma peça extremamente clássica e elegante, ideal para quem quer um toque vintage. Mas, se seu vestido será com muitos detalhes, bordados e renda pesada, o ideal é optar por um véu que é mais leve.

Dicas extras!!

  • Em caso de vestidos muito trabalhados ou repletos de detalhes e bordados, utilize um véu liso, para não brigar com o visual escolhido;
  • Modelos com tecidos lisos podem ser usados com mantilhas, dando às noivas um ar clássico e tradicional;

O véu longo alonga a silhueta da mulher. Portanto, se você é baixinha ou está acima do peso, aposte neste modelo;

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma Resposta