Datas Comemorativas

Como receber os convidados após o batizado do seu pequeno.

Você sabia que, segundo o IBGE, o Brasil segue sendo o maior país católico do mundo? Esse dado reflete bastante nas comemorações mais tradicionais nas famílias, como o casamento religioso e o batizado. Este último vem, a cada dia, sendo incrementado com detalhes e festejos que simbolizam o primeiro sacramento da criança.

No batismo, os pais escolhem um padrinho e uma madrinha que se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. A cerimônia consiste em uma celebração conduzida por um padre que, entre outras coisas, orienta aos pais que eduquem o filho ou a filha na fé. O sacerdote também se dirige ao padrinho e à madrinha, exigindo o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.

Para muitas famílias, esse é um momento muito importante e por isso, grande parte delas celebra o batismo com uma reunião entre familiares e amigos. Tradicionalmente, as igrejas costumam realizar as cerimônias de batismo no período da manhã e por isso o ideal é que se sirva um brunch ou que se ofereça um almoço aos familiares, padrinhos e amigos mais próximos, presentes na celebração religiosa. O Guia Sua Festa separou algumas dicas para você organizar a comemoração de acordo com o horário da cerimônia religiosa.

 

Celebração no início da manhã ou no período da tarde

Nesses casos, o ideal é oferecer um brunch. O brunch, ou café da tarde, são ótimas opções para quem pretende ficar longe da cozinha durante a comemoração. Como são pratos que permitem ser feitos antes, na hora da comemoração só é preciso disponibilizar os alimentos e bebidas ao estilo de buffet, assim cada convidado pode se servir com o que desejar.

Dentre os alimentos mais comuns servidos neste tipo de recepção, estão: pães diversos, geléias, patês, frios (salame, queijos, presunto, peito de peru), frutas, bolos, salgadinhos (esfirra, coxinha, croissant, bolinha de queijo, empada), tortas salgadas e doces, bolachas finas e bebidas como sucos, chás, refrigerantes e água aromatizada.

Alguns pais optam também por preparar uma mesa de doces separada, que servirá tanto para as fotos quanto para a organização na hora da sobremesa, podendo também dispor de doces personalizados que serão dados como lembrança ao fim do encontro. Neste caso, a temática mais angelical, em tons pastel e com destaque pra delicadeza, é a principal escolha na hora de definir a decoração.

 

Celebração no fim da manhã

Caso a igreja escolhida para celebrar o batizado da criança realize as cerimônias próximas ao fim da manhã, o ideal é oferecer aos convidados um almoço. Antes de tudo, defina se o almoço será servido de maneira formal, com mesa posta e pratos prontos, ou mais informal, com a comida servida em formato buffet, para que os próprios convidados se sirvam.  Lembre-se que o almoço é um pouco mais elaborado e você pode precisar contratar serviços de cozinheira ou de buffets especializados. Leve em conta, além do valor, a tranquilidade de servir sem preocupações.

Também em casos de almoço, é bem comum notar a presença da mesa de bolo e doces. Os doces personalizados podem ter aqui um destaque ainda maior, dando o tom decorativo, com bandejas exclusivas e arranjos que valorizem o formato das guloseimas.

Lembre-se que este momento é extremamente simbólico e íntimo e cabe ao casal selecionar os familiares e amigos mais próximos para partilhar essa ocasião tão especial. Deixe para ampliar a lista de convidados no primeiro aninho do filhote!

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma Resposta