Festa de Formatura: 8 dicas de como economizar

14/03/2017

Projeta Eventos

Festa de Formatura: 8 dicas de como economizar

Depois de tantos anos de estudo, trabalhos, provas, incertezas e desafios, nada mais justo do que comemorar em grande estilo, com familiares e amigos em um bonito momento de confraternização.

Listar prioridades 2

A gente sempre sonha em ter uma festa perfeita. Lembre-se que a sua também será perfeita, mas na sua medida. Com certeza existem elementos chave para ela acontecer e outros que podem ficar de lado. Faça uma listagem do que é prioridade para você, como: *jantar, ao invés de coquetel, *local climatizado, em períodos de muito calor, * espumante, para fazer o brinde, * etc. Saiba que essas são necessidades para sua festa de formatura ser sucesso aos seus olhos e invista um pouco mais nelas. As demais, você poderá abrir mão ou ainda optar por versões reduzidas, como lembrancinhas ou espumante – se isso não for essencial pra você.

Buscar ao menos três orçamentos

Depois das prioridades lançadas, o importante é ir em busca de prestadores de serviço. Busque ao menos três orçamentos de cada um, isso lhe dará o real valor do serviço no mercado e lhe possibilitará negociação. Nossa sugestão nem sempre é fechar com o mais barato. Lembre-se que o barato pode sair caro! E não será agradável você passar por uma experiência ruim justo na sua festa de formatura. Nossa sugestão é que você conheça os fornecedores e possa optar pelo melhor custo x benefício

Abrir mão dos conhecidos e investir nos amigos

A hora de fazer a lista é sempre um sufoco! Passam-se dias e você ainda se pergunta se não deveria convidar um ou outro para a sua festa de formatura. O segredo da lista de convidados não é cortar todo mundo, é, sim, valorizar aqueles que estão ao seu lado. O ideal é uma lista que contemple seus familiares e amigos mais próximos, lembrando da sua necessidade de reduzir custos.

Colocar a mão na massa

Quem quer economizar não pode ter preguiça! Por isso, nossa sugestão é que você incremente alguns elementos com as próprias mãos. Isso mesmo! Você pode se organizar e produzir alguns elementos interessantes para animar a festa de formatura, como plaquinhas para tirar fotos, porta retratos com as fotos que você mais gosta, garrafinhas personalizadas com o nome dos convidados… sugestões temos muitas!

Controlar os custos na ponta do lápis

Quando a gente torna um sonho como esse realidade é preciso ter tudo sob controle. Nossa sugestão é, logo no início do planejamento, abrir uma planilha de custos e ir acompanhando, a medida que cada item vai sendo acrescentado. Lembre-se do que é prioridade – já identificada por você, conforme dica 1 – e fique de olho para manter sob controle os custos daqueles itens que podem ser dispensados

Planejar seu evento com antecedência

Quanto mais antecedência você tiver ao organizar sua festa de formatura, mais chances de garantir a data com seus prestadores de serviço favoritos e ainda, conseguir uma boa negociação. Isso ainda te dá a chance de ir parcelando alguns pagamentos, tendo em vista a antecedência da contratação do serviço. Agora você deve se perguntar: “qual a antecedência mínima para a realização da minha festa de formatura?”. Se você mesmo organizar sua festa, nós indicamos uma antecedência mínima de 6 meses. Isso porque você não tem experiência com eventos e vai sentir na pele a pressão de querer algo bem feito. Agora, se você contar com a ajuda de profissionais, diríamos que 3 meses é tempo suficiente para tornar sua festa um sucesso!

Avaliar com cuidado o local da festa

A escolha do local da sua festa de formatura é uma das decisões mais importantes e deve ser analisada com cuidado. Isso porque ela pode te trazer custos extras se você não compreender bem o que a locação do espaço oferece e se ele for maior do que você realmente precisa. Locais muito grandes, as vezes podem ser mais baratos, mas irão te exigir um maior investimento em decoração. O ideal é optar por um salão do tamanho exato da sua necessidade. Antes de fechar a locação do espaço, fique bem atento quanto ao que ele contempla. Alguns locais já oferecem o serviço de garçons, outros não. Alguns já incluem a taxa de ar-condicionado, outros cobram taxas extras. É bom saber direitinho o que você está contratando. Fonte: Projeta Eventos